22 de novembro de 2008

Receita: Canelones

_





Ingredientes

Massa:
3 colheres de sopa de água

400 g de farinha de trigo
4 ovos inteiros

Sal

Recheio:
1 chávena de miolo de pão molhado no leite:

1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de farinha de trigo
40 g de manteiga ou margarina
50 g presunto meio gordo
Algumas colheres de caldo
400 g de carne
1/2 folha de louro
Pimenta-do-reino
Noz-moscada ralada
1 Ovo
1/2 Cebola
Sal a gosto

Cobertura
:
1 chávena de molho bechamel
2 colheres de queijo parmesão ralado
25 g manteiga ou margarina


Preparação

Misturar os ingredientes da massa, amassar bem e deixar repousar durante uns 20 minutos. Abrir com o rolo em folhas finas e cortar quadrados de 10 x 8 centímetros. Cozinhar aos poucos de cada vez em bastante água fervente e sal.Tirar da panela, escorrer bem e alinhar os quadrados sobre um pano molhado e torcido.
Levar ao fogo uma panela com a manteiga e dourar a cebola moída com o presunto. Adicionar o louro, a carne picadinha, deixar dourar e acrescente a farinha de trigo. Mexer, juntar algumas colheradas de caldo, temperar com sal, pimenta-do-reino, noz-moscada ralada e cozinhar em fogo brando durante uns 45 minutos. Retirar o louro da panela e moer tudo.
Acrescentar o miolo de pão bem espremido, o ovo, parmesão ralado. Amassar o recheio até obter uma mistura mais ou menos sólida e com ela rechear os canelones. Arrumar num pirex untado com manteiga (ou margarina) e cobrir com molho bechamel não muito denso. Misturado com molho de tomate também dá um bom resultado. Polvilhar com parmesão, espalhar pedacinhos de manteiga por cima e levar ao forno para gratinar.


Buon appetito!

18 de novembro de 2008

Ópera

A ópera é uma arte que inclui drama em música e é originária de Itália. O seu nome significa “obra”, tanto em italiano como em latim. A primeira obra a ser considerada ópera foi escrita por Jacopo Peri e tinha o nome de “Dafne”.
Muito característico deste género musical é o vestuário dos cantores e também a cenografia (os cenários).
As letras das música são designadas de “libretos” e são acompanhadas por um grupo musical, como uma orquestra.
Para representar personagens, os cantores são escolhidos consoante o seu timbre. Este é diferente dependendo do sexo (feminino ou masculino).

Timbre masculino:
- Baixo
- Baixo-barítono
- Tenor
- Contratenor



Timbre feminino:
- Contalto
- Mezzo-soprano
- Soprano


A ópera tem vários estilos e um dos mais aplaudidos é o "bel canto". O bel canto era conhecido por ser cantado com muita perfeição e apresentar o dramatismo apenas na voz.




Fonte: Wikipédia e YouTube

Feito por: Luisa, nº 10

Receita: Carbonara

_





Ingredientes

350 gramas de esparguete
3 colheres de sopa de azeite
4 ovos
150 gramas de bacons (ou pancetta)
Queijo parmesão
Pimenta preta em grão


Preparação

Coza o esparguete "al dente" conforme as instruções da embalagem. Bata bem os ovos, junte o queijo parmesão e bata de novo. Tempere com pimenta preta a gosto. Corte o bacon em tiras finas com cerca de 2 cm de comprimento. Leve uma frigideira grande ao lume, ou um WOK, e frite o bacon no azeite até ficar estaladiço. Se necessário acrescente um pouco mais de azeite. Junte o esparguete ao bacon na frigideira, com um pouco de água da cozedura. Vá mexendo até a água praticamente ter evaporado, a ideia não é fritar o esparguete mas que este vá absorvendo o sabor do bacon. Retire a frigideira do lume e junte os ovos já batidos. Cuidado para não cozinhar demais os ovos porque senão vai ficar com esparguete com ovos mexidos. Coloque numa taça previamente aquecida no forno. Polvilhe com mais um pouco de pimenta preta e de queijo parmesão e sirva imediatamente.


Buon appetito!